Recentemente fiz uma enquete no Linkedin sobre – Como tomar decisões de negócios – E as respostas possíveis eram:
a) estudar e pesquisar tudo nos pormenores até ter 100% de certeza
b) avaliar riscos e oportunidades e tomar a decisão
c) usar sua intuição e ir em frente
d) aconselhar-se com a família para decidir o que fazer
Em 75% das respostas as pessoas preferem avaliar riscos e oportunidades para a tomada de decisão. Outros aspectos como intuição, conselhos da família ou estudar minunciosamente a oportunidade também apareceram em comentários menos relevantes.
Em uma entrevista para a Harvard Business Review o co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, definiu empreendedorismo como sendo “realmente assumir um risco significativo, geralmente financeiro, a fim de construir alguma coisa”. E continua: “Isso significa que qualquer pessoa pode realmente assumir uma atitude empresarial. Um empresário não cria necessariamente um negócio. Mas mantém uma atitude muito ousada de assumir riscos.”
Complementando esta ideia, Mark Zukerberg afirma que: “O maior risco é não tomar qualquer risco. Em um mundo que está mudando muito rapidamente, a única estratégia garantida de falhar é não assumir riscos”.
1) Cuidado com as crenças limitadoras e evite a decisão de não fazer nada.
Vivemos em um momento de crise num país cheio de incertezas – por causa disso, muitas pessoas paralisam e não vão adiante com seus planos. O Sebrae, em um estudo recente (2017), verificou que 11 milhões de empresas foram criadas no país nos últimos anos por pessoas que precisavam de trabalho. A necessidade fez com que estas pessoas dessem o primeiro passo, porque tinham os riscos controlados. Algumas perguntas básicas que precisam ser feitas:
– Qual o tamanho do risco?
– Quais os possíveis retornos deste negócio?
– Vai trazer mais significado e felicidade à minha vida?
– Há outros investimentos com menores riscos?
2) Prepare-se mentalmente – É possível falhar e ter perdas.
Quando você assume que seu negócio pode falhar e consequentemente gerar perdas, seu cérebro, ao longo do processo, vai trabalhar para evitar estas perdas e, se elas acontecerem, ficará mais fácil aceita-las.
A Universidade de Nova York fez uma experiência com alguns empresários. Em um jogo de empresas simulado, foi dito a alguns participantes que as perdas eram inevitáveis e aceitáveis e a outro grupo não foi informado nada. Ao final, aqueles que esperavam perdas não ficaram abatidos e conseguiram superar o outro grupo, tomando riscos mais inteligentes.
Preparar-se mentalmente permite tomar decisões positivas para assumir riscos sem medo do inesperado. Entenda que o medo, se não controlado, pode ser o componente mais limitante e incapacitante em se assumir um risco.
3) Você pode escolher algo em que você não é especialista
Não se preocupe se você não se sentir um especialista completo no campo ainda. Não há vergonha em continuar a aprender. Na verdade, isso é um requisito para o crescimento contínuo. Você nunca para de aprender: vá em busca de pessoas que possam lhe dar as diretrizes – se você tiver a oportunidade de ter treinamentos, cursos sobre o assunto, você vai incrementar seu negócio.
Em breve, falaremos dos outros 4 segredos.
Aguardo seus comentários. Se estiver interessado em ser um empreendedor, de um negócio sem riscos e sólido, fale conosco
Uma resposta para “7 segredos – como tomar decisões e aproveitar as oportunidades de negócios – Parte I”